Coordenador : Luis Antonio dos Santos Diego
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391280.2206.73989.08052023
Departamento/Setor: MCG
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : População em geral. Familiares e cuidadores de pacientes do HUAP/Uff. Profissionais em contato com grupos de risco como professores de academias de condicionamento físico. Estudantes da Fac. de Medicina da Uff.
Local de atuação: Diversas localidades. As ações ocorrerão em escolas e locais públicos próximos às comunidades objeto do projeto.
Objetivo
O curso, integrado ao Projeto, objetiva capacitar o maior número de pessoas possíveis em reanimação cardiopulmonar básica e desobstrução de vias aéreas. Para isso, levaremos o Projeto para outros Centros da Universidade, familiares/cuidadores de pacientes do HUAP, para as escolas públicas, além de academias e outras agremiações de atividades físicas. O resultado esperado é treinarmos 120 pessoas anualmente em reanimação cardiopulmonar e desobstrução de via aérea. Com essa atividade esperamos treinar, através de fundamentação teórica e treinamento prático, o maior número possível de pessoas da comunidade geral, para a realização adequada de manobras de ressuscitação cardiopulmonar e desobstrução aguda de vias aéreas. Os grupos prioritários a receberem o curso são os familiares/cuidadores de pacientes do HUAP, funcionários da UFF, alunos de escolas públicas e privadas, trabalhadores em academias ou outros centros esportivos (estes últimos em contato íntimo com grupos de risco para este tipo de evento patológico). Objetiva-se, dessa maneira, reduzir o número de vítimas fatais deste trágico e súbito desfecho por origem cardíaca e por obstrução de via aérea superior.
Resumo
A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como sendo uma cessação abrupta da função cardíaca, respiratória e, consequentemente, cerebral. Anualmente, cerca de 300 mil pessoas morrem por causas cardiovasculares no Brasil, correspondendo a 35% das causas de óbito no país. Todavia, não é somente este grupo de pessoas que sofre com o agravo: tem se tornado cada vez mais comum a ocorrência de uma PCR em indivíduos previamente saudáveis. Nestes casos, a parada cardíaca pode ser causada por um mal funcionamento elétrico do coração, sem que necessariamente houvesse alguma manifestação anterior ao evento. É sob essa premissa que o programa Salve Uma Vida ganha importância, ao capacitar a população para identificar esta condição clínica e coordenar e prestar o primeiro auxílio à vítima, seguindo o protocolo de Suporte Básico de Vida. Assim, não há dúvidas sobre ser possível diminuir consideravelmente o número de óbitos e de sequelas deste tipo de agravo. A Faculdade de Medicina da Uff propõe a realização do projeto Suporte Básico da Vida (BLS, sigla em inglês) para a população do Estado do Rio de Janeiro, especialmente da cidade de Niterói, mas também em outras unidades ou cidades do Estado do Rio de Janeiro. A parceria com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que já possui experiência na execução do projeto, inclusive com diversas Universidades Federais do Estado e de outros Estados, não acarreta qualquer ônus para a Uff ou para os participantes do projeto.